segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Amigas, como nos filmes


Por muito tempo deixei de aproveitar a sensação boa de conhecer alguém novo por acreditar que aquilo duraria pouco.
Vejo muitas pessoas dizendo que queriam ser mais superficiais em seus relacionamentos, para não sofrer depois com tanto apego. Mas elas não sabem como é ruim conhecer alguém e, por mais interessante que essa pessoa seja, não conseguir se ligar à ela por já esperar que ela vá te decepcionar cedo ou tarde. 
Nem sempre eu fui assim. Já me apeguei bastante a todas as pessoas agradáveis que faziam parte do meu cotidiano. Isso só mudou quando, depois de ver tantos filmes adolescentes americanos, passei a desejar ter uma amizade idêntica às daqueles clichês do Disney Channel. Mantive esse desejo, quase uma meta, por tempo demais, e isso acabou se impregnando no interior da minha personalidade. Esse mal entendido contaminou minhas amizades, criou raízes difíceis de arrancar e deixou marcas que me acompanham até hoje.
Demorei a entender que era impossível ter uma amizade como as dos filmes da Disney, pois elas simplesmente não existem. As pessoas são diferentes demais umas das outras; uma hora elas vão acabar entrando em conflito por isso. E isso é totalmente normal. Assim como nos relacionamentos amorosos, discussões acontecem em qualquer outro tipo de relacionamento. Não há nada de errado nisso.
Por muito tempo quis saber como era fazer parte de uma amizade de verdade. O que aquelas meninas dos filmes sentiam, afinal? Como elas sabiam que a menina que sentava do seu lado na sala de aula era mesmo sua amiga? O que fazia do relacionamento delas profundo, concreto e muito menos superficial do que o relacionamento que elas tinham com a monitora esquecida da sala, por exemplo?
Os anos se passaram e essa dúvida permaneceu comigo, muito bem escondida por muito tempo, quase desaparecida, mas no fundo eu sabia que ela ainda estava ali. Isso durou até eu me tornar capaz de abrir os olhos e enxergar a resposta, que sempre estivera bem na minha frente. 
A amizade verdadeira acontece quando vemos o que há de mais escuro no interior de uma pessoa; quando mergulhamos no oceano que cada um de nós somos em vez de apenas boiarmos na superfície, e encontramos coisas assustadoras conforme vamos afundando  e mesmo assim continuamos firmes, seguindo em frente. Não importa o quão devastador seja o interior de um amigo: quanto mais descubro, mais próxima me sinto, mais forte se torna o nosso laço. É assim que eu sei que o que eu sinto é sólido o suficiente para chamar esse alguém de amigo.
É claro que ainda tenho muito a aprender. Mas o fato é que eu mudei, amadureci o bastante pra perceber que as pessoas cometem erros e que nem sempre as escolhas delas vão me agradar, não importa o quanto eu as ame e confie nelas. Isso é o que as diferencia das personagens fictícias dos filmes adolescentes do Disney Channel. É isso que as tornam reais.

4 comentários:

  1. Eu realmente não sei o que seu blog tem de "diferente", mas eu adorei! haha
    Quando entrei e me deparei com esse texto enorme "Amigas, como nos filmes", pensei: Lá vem choradeira! E adivinha? Chorei aushuahsuahs sério, sou muito sensível!

    Enfim, o seu blog é incrível, difícil é dizer o que não gostei nele. Parabéns, você escreve absurdamente bem, estou impressionada!

    Beijos

    http://estiloquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser o fato dele ter esse visual mais "clean" e na verdade ser uma pequena bagunça mesmo assim, hahah.
      Obrigada de verdade pelo comentário! Fico feliz com sua visita. E perdão pelas lágrimas, hehe
      Beijinhos,
      Larissa

      Excluir
  2. Tô quase chorando,vc me fez lembrar de um amigo que conhece meu pior lado e mesmo assm não desiste de mim,também me faz lembrar do meu melhor amigo Jeová(Deus)
    Ameeeeeiiiiiiiii o texto!

    Blog:reflexoesdaminhamentedoida.blogspot.com
    Canal:https://www.youtube.com/channel/UCu5c1yXRQK--7RLet5SnDVQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Bruna, de verdade! <3 Obrigada.
      Beijinhos,
      Larissa

      Excluir