quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Seja você mesmo, todos os outros já existem

"Você é uma obra de arte. Nem todo mundo vai te entender, mas aqueles que 
entenderem você nunca irão te esquecer."
Quantas vezes não deixamos de vestir alguma roupa diferente por medo do que poderiam pensar de nós? Ou até mesmo, quantas vezes não deixamos de falar algo por medo da reação das outras pessoas?
Esses "filtros" podem parecer inofensivos ou até normais em certas fases da vida, principalmente na adolescência, quando estamos descobrindo nossa identidade. Mas a verdade é que, aos poucos, esse receio do que o outro pode pensar de nós caso fizermos isso ou aquilo vai nos matando aos poucos. Somos transformados em algo genérico, igual e monótono, em vez de explorarmos nossas diferenças e nos tornarmos algo único, que capture a atenção no meio da multidão de mesmice. O pior de tudo é que nos tornamos outra pessoa, diferente do que éramos. 
Fingir ser alguém diferente pode até trazer algumas conquistas, mas uma hora tudo acaba desmoronando; as máscaras sempre caem. As pessoas que você conseguiu agradar com sua falsa personalidade uma hora vão perceber que você está mentindo. As coisas que você conseguiu vão ser apenas um lembrete angustiante do que você se transformou: numa mentira. E uma hora você vai se perder de si mesma, ficando apenas com sua própria versão "ajustada". E aí você vai perceber que talvez tenha perdido tempo demais fingindo ser um outro alguém quando poderia ter investido em coisas que te fariam feliz de verdade.
Não perca seu tempo e sua personalidade tentando agradar alguém. Quem gostar realmente de você irá gostar do seu verdadeiro "eu", mesmo que você mesmo não goste. Mudanças são boas, mas nunca mude por ninguém a não ser por si mesmo, e para melhor.
Repetindo a frase do título, de Oscar Wilde, reforço um dos conselhos mais preciosos que alguém pode darSeja você mesmo, todos os outros já existem.


*Post inspirado por esse vídeo do Canal Pilha de Cultura

2 comentários:

  1. Na epoca da adolescencia somos inseguros, e as vezes acabamos criando alguns disfarces, mas depois de um tempo acabamos cansando de não ser quem somos de verdade, dai chutamos o balde e HELLO MUNDO SOU ASSIM LIDE COM ISSO. Aconteceu comigo, eu tentava agradar todo mundo porque não queria ser odiada e acabava não agradando a mim, chutei o pau da barraca, caiu tudo e quem era de verdade ficou comigo. Melhor coisa migos, melhor coisa!
    Parabéns pelo texto! Amei, super verdade, reflexão pra vida!
    beijos!
    http://cheiade-alegria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que uma hora a gente cansa, né? Pode demorar, mas essa hora sempre chega.
      Que bom que gostou xará <3 Obrigada!!
      Beijinhos,
      Larissa

      Excluir